segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Não ficar na dependência de resultados

Há um antigo ditado que diz que quem procura acha e é por acreditar nele que vivo procurando coisas que ajudem a interpretar a vida e provoquem ações para torná-la melhor. Como uma demonstração de que tal ditado é verdadeiro, eu sempre acho alguma coisa. Foi o que aconteceu ao ler um livro de Margaret J. Wheatley intitulado Liderança para Tempos de Incerteza – A Descoberta de um Novo Caminho. Vejam o que nele encontrei:
“Em uma carta para um amigo, Thomas Merton, o famoso místico cristão, dá o seguinte conselho:
‘Não fique na dependência de resultados... você pode ter que encarar o fato de que seu trabalho será aparentemente inútil e sem resultados, ou que os resultados serão contrários aos esperados. Acostumando-se a essa idéia, você começa a se concentrar não nos resultados, mas no valor, na retidão, na verdade do próprio trabalho...’”
Outras passagens do livro dizem o seguinte:
“Não é a convicção de que alguma coisa vai se desenrolar bem, mas a certeza de que essa coisa faz sentido, seja como for que se desenrole”.
“Escolhemos nossas ações porque parecem certas, mesmo que não consigam mudar as coisas.”
Sugerir a não dependência de resultados em um mundo que vive, exatamente, em função de resultados constitui um verdadeiro absurdo, não é mesmo? Mas será que este é maior do que qualquer um daqueles que compõem a enorme quantidade de absurdos que assola este planeta, e que a maioria aceita como algo normal? Creio que não.
O livro de Margaret J. Wheatley tem um subtítulo bastante sugestivo: A Descoberta de um Novo Caminho. Sim, é disso que precisamos urgentemente; de um novo caminho. Um caminho que nos leve a resultados muito diferentes dos que temos conseguido até então.
Ao contrário do que alguém pode pensar não ficar na dependência de resultados não é desinteressar-se por eles. Em verdade, é interessar-se com, tanta intensidade, por ações que nos parecem certas que mesmo que elas não consigam mudar as coisas e produzir os resultados que desejamos, no tempo que pretendemos, ainda assim nos dispomos a prosseguir praticando-as.
Não ficar na dependência de resultados é ir ao encontro de uma ideia citada acima:
“Não é a convicção de que alguma coisa vai se desenrolar bem, mas a certeza de que essa coisa faz sentido, seja como for que se desenrole”.
E ir de encontro à ideia apresentada abaixo (parafraseada da anterior) e que orienta (sic) as ações da maioria desta sociedade na qual predomina a sede de sentido:
“Não é a convicção de que alguma coisa faz sentido, mas a certeza de que essa coisa dará lucro, seja como for que se desenrole.”
Não ficar na dependência de resultados é agir como o profeta da estória contada a seguir:
Convencer os outros
“Um profeta chegou certa vez a uma cidade para converter seus habitantes.
A princípio, as pessoas ficaram entusiasmadas com o que ouviam. Mas – pouco a pouco – a rotina da vida espiritual era tão difícil, que homens e mulheres se afastaram, até que não ficou uma só alma para ouvi-lo.
Um viajante, ao ver o profeta pregando sozinho, perguntou:
- Por que continuas exaltando as virtudes e condenando os vícios? Não vês que ninguém aqui te escuta?
- No começo, eu esperava transformar as pessoas – disse o profeta. Se ainda hoje continuo pregando, é apenas para impedir que as pessoas me transformem.”
Ou seja, não ficar na dependência de resultados vai além da tentativa de convencer os outros da necessidade de sua transformação. É convencer a si mesmo de que embora os outros não tenham interesse em corrigir seus vícios e defeitos, deve corrigir os seus. É convencer-se de que seu interesse deve estar no valor, na retidão e na verdade das próprias ações, e não na concentração em resultados imediatos que, interpretados corretamente, evidenciem não ter produzido algo que merece ser chamado de solução. É entender que mesmo que não seja capaz de influir na melhoria dos outros não deve se deixar influenciar por quem não deseje melhorar.
E para terminar esta postagem, repito aqui algo que eu disse na anterior: Se, realmente, quisermos ter um ano com alguma novidade saudável e um mundo com alguma melhoria, a ideia espalhada por esta postagem é mais uma que deve ser implementada para que tal aconteça.

Nenhum comentário: