terça-feira, 18 de abril de 2017

Dias melhores virão (II)

Continuação de terça-feira
É dessa crítica que nasceu o conceito de interser?
O termo interser é mais forte do que o uso do termo interconectividade ou interdependência. Ele significa que sua existência está ligada à minha, que de alguma forma você é uma parte minha, e vice-versa. Então qualquer coisa que aconteça a você, à pessoa ao lado, à floresta tropical, aos rios e aos oceanos também estará acontecendo a mim. Não podemos escapar das consequências.
Portanto, se faço algo ruim, se rompo com o círculo da vida, isso retornará para mim. Isso significa que tudo o que está acontecendo do lado de fora também está acontecendo dentro de nós. Nesse sentido podemos entender que há mensagens e revelações direcionadas a nós o tempo todo, já que o mundo é um espelho. Um exemplo muito simples e corriqueiro: quando dizemos que fulano fala muito, isso cria uma resposta emocional em nós. "O que ela está revelando sobre mim? Será que eu falo demais ou não falo o suficiente? Será que não deixo os outros falarem?". Essa compreensão só é possível porque não estamos separados do mundo ao redor.
De que forma esse entendimento modifica nosso comportamento?
Mudam-se as percepções de egoísmo e interesse próprio, pois, se você está ciente de que seus atos de gentileza e generosidade de alguma forma voltarão para você, isso o torna mais corajoso, mais aberto. Não se trata apenas de ensinamento espiritual. É algo que nos faz sentir muito bem. Temos um confiável sistema de orientação interno que nos leva na direção de ações que irão beneficiar a outros seres e a nós mesmos. Afinal, nosso bem-estar depende do bem-estar de todos. Riqueza é se sentir seguro e em paz no mundo, e não supostamente protegido atrás de muros.
Por que você afirma ser tão importante neutralizarmos a sensação de impotência e ceticismo em relação a um futuro melhor e voltarmos a acreditar no poder dos pequenos gestos?
Na história da separação ninguém pode mudar realmente o mundo a não ser que tenha muito dinheiro e poder: governos, exércitos, mídias, corporações. De acordo com esse modo de pensar, a maioria das pessoas não tem importância. Mas esse jeito de enxergar as coisas é uma forma de separação que passa ao largo da compreensão do conceito de interser, segundo o qual toda ação é significativa, inclusive de maneiras que muitas vezes fogem à nossa compreensão racional. Logo, a sensação de impotência e ceticismo fazem parte desse velho paradigma. Podemos achar que nossas ações são insignificantes e, portanto, desprovidas de poder para transformar o mundo.
Mas, na verdade, nossas escolhas, por mais singelas que sejam, são nossas orações, nossos atestados. Um jeito de afirmar: "É esse o mundo que eu desejo para mim e para todos". Como negar a importância de uma avó amorosa em algum lugar do mundo que está transmitindo seu afeto a seu neto e, consequentemente, ao neto dele, e assim por diante. Daqui a 500 anos, o mundo pode ser um lugar melhor por causa dela. Quem vai ter coragem de dizer que não?
"Como negar a importância de uma avó amorosa que transmite afeto ao neto? (...) Daqui a 500 anos o mundo pode ser um lugar melhor por causa dela"
Se a mudança começa em cada um de nós, o que seria uma postura de vida capaz de nutrir um futuro desejável?
Vale muito a pena passar bastante tempo perto de pessoas realmente generosas e benevolentes. Essa é a melhor maneira de aprendermos pelo exemplo e nos contagiarmos. Por outro lado, temos que nos desvencilhar do hábito de sermos boas pessoas. Se você insistir nisso, fará apenas o mínimo necessário para se sentir como tal. E, na prática, nada será suficiente para você se sentir assim. Portanto, trata-se de uma armadilha. Em vez disso, tente criar o que é significativo e belo para você e se dedique a isso. Encontre o que você ama fazer e se coloque a serviço disso. Esse caminho se mostrará prazeroso, divertido, inspirador, enfim, o fará se sentir vivo. Estando verdadeiramente feliz, você fará muito mais pelo mundo.
"Encontre o que você ama fazer e se coloque a serviço disso. (...) Estando verdadeiramente feliz, você fará muito mais pelo mundo"
Termina na próxima terça-feira

Nenhum comentário: